19 outubro, 2009

Fazenda Santa Clara

Oie!
Pois é... fui em Minas denovo, mas dessa vez foi para ver meus tios. Eles são proprietários da histórica Fazenda Santa Clara.



História

A Fazenda Santa Clara foi construída a partir de 1790 pelo governador de Minas Gerais e a família Bustamante Fortes, de São João Del Rey. O lugar é repleto de rituais, tais como: uma janela para cada dia do ano, ou seja, 365 janelas; a escada da oração "Pai Nosso", na qual o fiel subia rezando uma frase para cada degrau (acertando, podia fazer um pedido para Santa Clara e seria atendido); a prisão conserva até hoje os instrumentos de torturas, os troncos, marcas de unhas nas paredes (prova do padecimento dos escravos), a senzala com suas janelas pintadas para que a fazenda não perdesse a estética (não poderiam ser verdadeiras para não facilitarem a fuga dos cativos) e os salões com móveis portugueses e italianos da época. Tudo isso guarda a história dos tempos da colonização e da escravidão. A fazenda serve de palco para grandes produções da Rede Globo. Ali foi rodada a mini-série "Abolição" e também parte da novela "Terra Nostra", sendo cenário da fazenda de Gumercindo (Antôni Fagundes). Está aberta à visitação pública, acompanhada por um dos guias e proprietários da fazenda, meu tio Juninho e sua esposa Adélia, mostrando todo seu interior e contando toda a sua história.


Confiram algumas fotos do Caminho até a Fazenda Santa Clara.
As fotos que eu bati estão no meu orkut!


5 comentários:

  1. Oi bem,

    Foi muito interessante essa viagem, gostei muito de conhecer essa fazenda e sua fantástica história.

    Sua tia manda mtoo...

    Te amo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oie ^^
    Tem um selo pra você no Blog :P
    Boa semana Tha :]

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  3. Hum...bom saber viu. Quero conheçer.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  4. Ulálá!
    Que pessoa chique meu Deus!
    Gostaria de conhecer *-*!
    Aaamo fazendas (pra visitar, morar, Deus me livre).

    Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. SENDE 27/12/2016

    Olá, foi muito bom conhecer esta fazenda Santa Clara, tirei minhas duvidas e espero voltar mais vezes, abraçossss

    ResponderExcluir

Oieeee...
Neste blogspot o livre arbítrio está ativado, ok!?

Obrigada por seu comentário!
Irei retribuir o mais breve possível.