24 março, 2009

Febre Reumática

Inacreditável, mas estou com isso.
Pesquisando um pouco na internet encontrei excelentes explicações e vou publicar uma delas aqui.
Pipocando por aí... também é cultura e saúde! rss

--

A febre reumática, ou reumatismo no sangue, como é conhecida popularmente, é uma doença que ataca articulações, coração e sistema nervoso, inflamando-os.

O sintoma inicial mais freqüente da febre reumática, como dissemos, são dores muito fortes nas articulações dos membros inferiores. Tão fortes que uma criança, geralmente, pára de andar. Em geral começa em uma articulação, dura dois a três dias, melhora e passa para outra articulação. (É verdade, eu percebi isso!) Pode atingir também punhos e cotovelos (Também percebi!), mas o mais habitual é descer a um tornozelo, melhorar e aparece no outro. Ocorrem também calor e inchaço discreto. Isso se chama artrite, que se manifesta em cerca de 70% das pessoas que apresentam febre reumática.

A inflamação poderá ocorrer também no coração (50% dos casos), onde pode atacar o endocárdio (tecido que recobre as válvulas cardíacas), o miocárdio (músculo do coração) e o pericárdio (membrana que recobre todo o órgão). O mais comum é atingir, principalmente, o endocárdio. Quando a inflamação é discreta, o paciente às vezes não sente nada. Nos casos em que o comprometimento é mais intenso, no entanto, a criança poderá apresentar cansaço ao fazer esforços, taquicardia (aumento na freqüência dos batimentos cardíacos) e até insuficiência cardíaca. A doença é auto-limitada, isto é, pode melhorar mesmo sem tratamento, com exceção da inflamação do coração. Existe o risco de danificar as válvulas cardíacas de maneira irreversível. (Uau!)

A inflamação poderá também chegar ao cérebro. (o.O) Com isso, a criança passa a apresentar movimentos involuntários de braços e pernas (coréia), fraqueza muscular e labilidade emocional (torna-se chorona e briguenta). (Chorona e briguenta? AHH!! TÁ EXPLICADO ENTÃO!! E TÁ PROVADO, TENHO ISSO MESMO, RSS) Sob estresse, os movimentos aparecem ou pioram. Durante o sono, porém, desaparece tudo. (ZzZzZZzZ)

Prevenção, claro, é fundamental. Crianças e adolescentes que apresentem infecção de garganta têm de ser levados a um pediatra. (Normalmente eu escondo minhas dores até não conseguir mais suportar, mas na maioria das vezes os sintomas somem.. rsrs).


--

Vou tomar 3 injeções (benzetacil) pra ver se melhoro. Me ferrei! hahaha! ;P
Por hoje é só, vou tentar estudar um pouco para os testes de sexta-feira. =*

4 comentários:

  1. 3 benzetacil??
    uma vez eu tive que tomar duas por dia durante uma semana porque eu tava com inicio de pneumonia...

    É, ninguém merece...
    melhoras pra ti...

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem? Não tem problema, pode copiar, e só dar os créditos viu?! beijão!'''

    ResponderExcluir
  3. Oi minha vida,
    Caraca esse troço é sinistro hein...

    Se cuida lindaa, não quero ficar viúvo hein...

    Te amooo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pooxa.! Batalhadora.! E ainda por cima é ligada, pesquis tudo, é isso aew.! Certiinho.! o /

    Boa recuperação e boa prova.! o /

    ;*

    P.S: Estou muuito apaixonado.! Rsrs' - O melhor de tudo é estar sendo correspondido.! ;.D

    ResponderExcluir

Oieeee...
Neste blogspot o livre arbítrio está ativado, ok!?

Obrigada por seu comentário!
Irei retribuir o mais breve possível.