17 julho, 2007

Ídola: Jade Barbosa - Ginástica Olímpica




Nome: Jade Fernandes Barbosa
Nascimento: 01/07/1991
Local: Rio de Janeiro-RJ
Maiores conquistas: Ouro no solo, prata no salto e bronze por equipes no Pan-Americano juvenil de 2004
Especialidade: solo, salto sobre o cavalo
Status: Promessa para 2007

Jade Fernandes Barbosa, uma das três ginastas em que a CBG mais aposta para a próxima Olimpíada, é um caso emblemático da diferença de filosofia. No ano passado, foi campeã pan-americana juvenil no solo e ganhou notoriedade nacional por ser a mais jovem do mundo a executar o duplo-twist carpado que consagrou Daiane.

Integrada à seleção permanente no início deste ano, Jade praticamente não treina mais o elemento. "Faz quase dois meses que só treinamos o básico. A Irina está polindo nossos movimentos para depois fazer coisas mais difíceis", diz a ginasta, que acaba de mudar do Flamengo para Curitiba. "É meio chato porque temos de repetir muitas vezes uns exercícios básicos", afirmou em tom de resignação.



"A Jade agora enfrenta dificuldades porque começou a crescer. Aí, os erros dela começam a aparecer mais. É importante que possamos corrigir cada pequena falha, porque a técnica é fundamental para que os árbitros fiquem impressionados com a facilidade com que ela faz coisas difíceis", diagnostica Irina, que prega paciência. "Ela tem muito tempo para corrigir tudo, não precisa de pressa. Não precisa mostrar nada agora".

A ucraniana usa uma história de seus tempos de antiga URSS para defender seu ponto de vista. "Eu, uma vez, levei uma aluna de 12 anos para assistir a uma competição. Ela viu uma menina da mesma idade dela fazer mil coisas difíceis. E estava desanimada porque ela só sabia fazer 'ponte' (um exercício básico da ginástica). Consolei-a, e o futuro me deu razão: anos depois, essa ginasta estava na seleção. A outra, nem ginástica treinava mais".

Na disputa individual geral, Jade deixou a medalha de ouro escapar nas barras assimétricas, último exercício do rodízio e chorou bastante ao final da apresentação. (Não só ela, todos choraram!). Ela merecia os dois ouros!



"Força Jade!
O Brasil está com vc! ;)

Olimpíadas aí e esperamos que ELES não barrem vc de mostrar tudo que sabe!


Bjks!!


Para o final de semana: Continuar acompanhando o Pan! Amo meu Brasil!

"É campeããoo.. É campeããoo.."

Um comentário:

  1. Jadeeeeeeeeeeeeee...
    OUROOOOOOOOO!!!

    Jade masi que merecido, mandou mtooo...

    Te Amoooo amor
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Oieeee...
Neste blogspot o livre arbítrio está ativado, ok!?

Obrigada por seu comentário!
Irei retribuir o mais breve possível.